UPC Unidade Pastoral de Cantanhde




OUTROS ESPAÇOS


Centro Social Paroquial de Cantanhede
Espaço para atividades e organizações de carácter eminentemente religioso, inaugurado com o impulso do P. Carlos Delgado a 1 de julho de 2006, por D. Albino Cleto. O edifício serve de Centro Pastoral da Unidade Pastoral e do Arciprestado de Cantanhede. Possui excelentes condições para a realização de eventos de diversas tipologias (como palestras, seminários, conferências, congressos, workshops), tendo em conta o número de salas que tem disponíveis e o seu auditório com capacidade para 198 lugares fixos. Para proceder à reserva ou pedido de informação relativo ao espaço, o contacto a estabelecer deverá ser com a entidade responsável que é a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Pedro de Cantanhede.

Casa dos Bugalhos
Esta antiga estrutura residencial remontará, na sua traça primitiva, à centúria de seiscentos. Acha-se a mesma implantada no Largo Pedro Teixeira e tem sido considerada como um dos mais característicos exemplares da primitiva arquitetura civil urbana de Cantanhede recordando, na sua estruturação espacial de cariz rústico, o antigo uso de reservar o piso térreo para acolhimento dos animais e armazenamento de alfaias e géneros agrícolas. Mostra, na respetiva frontaria, «um balcão de pedra com um pequeno átrio coberto parcialmente forrado de azulejos azuis e brancos, já deste século, e cantarias nas portas e janelas» in Cantanhede, Sabores de Terra e Mar.

Propriedade, desde 1992, da Fábrica da Igreja Paroquial de S. Pedro de Cantanhede, o imóvel alberga presentemente a sede do Agrupamento de Escuteiros 382, algumas salas, e um espaço para exposições artísticas.

Campo Escola Fonte de Dom Pedro
O Campo Escola Fonte de Dom Pedro está localizado no extremo sul da Cidade de Cantanhede, sendo propriedade da Câmara Municipal, e gerido pelo Agrupamento 382 do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português. Destinado a ser um espaço privilegiado para atividades escutistas, nomeadamente de carácter pedagógico, tem instalações adequadas para a realização de acampamentos e ações de formação ao ar livre que poderão ser promovidos pelo próprio Agrupamento, pelos Serviços Centrais, Regionais ou de Núcleo do CNE, ou mesmo por entidades externas.

Casa do Poço
Espaço inaugurado a 23 de setembro de 2018 e dotado de uma grande sala multifuncional, quatro salas menores, uma cozinha, espaço para dormitório, casas de banho com chuveiros, e um grande espaço livre envolvente. Está habilitado para que aí se dê catequese e tenham lugar outras iniciativas no âmbito da vida paroquial. Por outro lado, também está capacitado para acolher grupos e atividades de cariz diverso. A designação de “Casa do Poço” fundamenta-se na importância histórica que os poços e cisternas tiveram na região de Outil e Vila Nova, e remete para a importância simbólica que têm todos os lugares e pessoas que são “como fontes nos nossos desertos”.