UPC Unidade Pastoral de Cantanhde




OUTROS ESPAÇOS


Centro Social Paroquial de Cantanhede
Espaço para atividades e organizações de carácter eminentemente religioso, inaugurado com o impulso do P. Carlos Delgado a 1 de julho de 2006, por D. Albino Cleto. O edifício serve de Centro Pastoral da Unidade Pastoral e do Arciprestado de Cantanhede. Possui excelentes condições para a realização de eventos de diversas tipologias (como palestras, seminários, conferências, congressos, workshops), tendo em conta o número de salas que tem disponíveis e o seu auditório com capacidade para 198 lugares fixos. Para proceder à reserva ou pedido de informação relativo ao espaço, o contacto a estabelecer deverá ser com a entidade responsável que é a Fábrica da Igreja Paroquial de S. Pedro de Cantanhede.

Casa dos Bugalhos
Esta antiga estrutura residencial remontará, na sua traça primitiva, à centúria de seiscentos. Acha-se a mesma implantada no Largo Pedro Teixeira e tem sido considerada como um dos mais característicos exemplares da primitiva arquitetura civil urbana de Cantanhede recordando, na sua estruturação espacial de cariz rústico, o antigo uso de reservar o piso térreo para acolhimento dos animais e armazenamento de alfaias e géneros agrícolas. Mostra, na respetiva frontaria, «um balcão de pedra com um pequeno átrio coberto parcialmente forrado de azulejos azuis e brancos, já deste século, e cantarias nas portas e janelas» in Cantanhede, Sabores de Terra e Mar.

Propriedade, desde 1992, da Fábrica da Igreja Paroquial de S. Pedro de Cantanhede, o imóvel alberga presentemente a sede do Agrupamento de Escuteiros 382, algumas salas, e um espaço para exposições artísticas.

Campo Escola Fonte de Dom Pedro
O Campo Escola Fonte de Dom Pedro está localizado no extremo sul da Cidade de Cantanhede, sendo propriedade da Câmara Municipal, e gerido pelo Agrupamento 382 do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português. Destinado a ser um espaço privilegiado para atividades escutistas, nomeadamente de carácter pedagógico, tem instalações adequadas para a realização de acampamentos e ações de formação ao ar livre que poderão ser promovidos pelo próprio Agrupamento, pelos Serviços Centrais, Regionais ou de Núcleo do CNE, ou mesmo por entidades externas.